O Dia Mundial da Economia de Energia é comemorado a 21 de outubro e tem como objetivo promover a importância da eficiência energética e a redução do consumo de energia.
É fundamental conscientizar as empresas, os governos e a sociedade em geral sobre a necessidade de adotar práticas que reduzam o consumo de energia e minimizem o impacto ambiental.
É por isso que a Agência Internacional de Energia e a Comissão Europeia identificaram várias medidas simples pensadas para diminuir o consumo de energia e economizar dinheiro, além de reduzir de forma significativa o uso de combustíveis fósseis.
Controle de temperatura
De acordo com a Comissão Europeia, a temperatura média de aquecimento nas residências europeias por meio do sistema de calefação é de 22ºC. Diminuir o termostato em apenas um grau pode reduzir o consumo de energia devido a aquecimento em cerca de 7%. O mesmo pode ser feito no verão com o ar-condicionado, aumentando a temperatura em um grau, o que reduziria o consumo de eletricidade em quase 10%. Essa medida pode ser usada de forma eficiente em residências, mas também em prédios públicos e empresas.
Selo de energia
Se for a uma loja comprar um eletrodoméstico ou qualquer tipo de dispositivo eletrónico, é muito importante observar o selo de energia. Desde 2021, essa etiqueta usa uma escala de A, sendo o produto mais eficiente em termos de energia, a G, aquele com menor eficiência em termos de energia. Essas etiquetas ajudam os compradores a saber de forma simples quanta energia um eletrodoméstico consome.
Consertar antes de substituir
O direito à reparação (right to repair, em inglês) facilita o conserto de produtos em vez de substituí-los. Em março de 2023, a Comissão Europeia adotou novas regras para tornar a reparação de um produto uma opção mais acessível e barata do que a compra de um novo, durante e após o período de garantia. Essa medida não apenas prolonga a vida útil dos produtos, mas também reduz o desperdício.
Economizar energia em transporte
A maioria das viagens de carro é feita para ir ao trabalho, embora, de acordo com a Comissão Europeia, mais de um terço dos empregos na Europa possa ser feito em casa. Oferecer a possibilidade de home office pelo menos três dias por semana pode reduzir o consumo de combustível e economizar dinheiro. Outras opções são a boleia solidária, já que muitas dessas viagens são feitas por uma única pessoa, ou o uso do transporte público.